Esfregar pode parecer enganosamente simples. No entanto, há muitos erros comuns que podem tornar o trabalho mais difícil do que deveria ser. Aplicar o limpador errado, esquecer de varrer ou usar um esfregão sujo pode realmente danificar seus pisos.
Limpadores abrasivos pra piso podem danificar os de madeira, e limpadores cerosos podem deixar a pedra pegajosa e opaca. Para garantir que seus pisos permaneçam em boas condições e recebam uma limpeza completa, aqui estão seis erros comuns de esfregar que os especialistas dizem para evitar.
+ Quarto amarelo: veja como um toque de cor pode fazer toda diferença!
+ 5 erros a evitar em uma sala de estar pequena
+ 5 erros de decor que deixam sua sala bagunçada
Não aspirar ou varrer antes de esfregar
Passar pano não deve ser a única maneira de limpar seus pisos. Quando você aspira e varre junto com a limpeza, seus pisos vão agradecer. Brian e Jen Boyle, profissionais da Thumbtack e donos da MaidThis Cleaning em Utah, dizem que é melhor passar pano ou varrer antes de passar pano. Caso contrário, cabelos e fiapos podem ficar presos na superfície do piso. Então, é melhor limpar a área de detritos soltos antes de passar pano úmido.
Usando o produto de limpeza errado
Existem tantos tipos diferentes de produtos de limpeza de piso que pode ser fácil usar a solução errada por acidente. Pisos de madeira não usam a mesma solução de limpeza que ladrilhos de cerâmica, por exemplo. Pisos de pedra são particularmente danificados por limpadores alcalinos e ácidos, mesmo aqueles feitos em casa com suco de limão ou vinagre. Limpadores à base de óleo e amônia podem danificar ou descolorir pisos de ladrilho.
Sempre leia e siga as instruções do rótulo para garantir que você use o melhor produto de limpeza para o seu tipo de piso. Também é útil escolher limpadores de pH neutro que funcionem na maioria dos pisos (incluindo madeira e laminado). Em caso de dúvida, use água morna e um agente de limpeza suave, com bastante ventilação para uma secagem rápida. Evite produtos químicos agressivos, a menos que seja instruído de outra forma.
Usando o mesmo balde por muito tempo
O balde do esfregão em si não é o problema — é quanto tempo você usa a mesma água e solução de limpeza. Seja seu agente de limpeza um produto comercial ou uma solução caseira, os especialistas dizem que ele precisa ser substituído com mais frequência do que você imagina. “Toda vez que você mergulha a cabeça do esfregão na solução de limpeza, parte da sujeira que você já pegou vai para a solução, que pode então ser esfregada de volta para o chão enquanto você continua a mergulhar o esfregão na solução enquanto trabalha pelo cômodo”, diz Mary Gagliardi, cientista interna e especialista em limpeza da Clorox .
“Uma boa regra prática é se você começar a ver listras no chão ou se a água no seu balde estiver tão escura que você não consegue ver através dela, troque a água”, diz Jen Boyle. Como alternativa, enxágue a cabeça do esfregão com água limpa antes de mergulhá-la duas vezes de volta na solução — isso é mais fácil de fazer com baldes que têm dois compartimentos de líquido.
Esperar muito tempo para limpar manchas ou odores
Quando se trata de derramamentos ou manchas de animais de estimação, outro erro comum de esfregar é não limpar a sujeira imediatamente. “Esperar muito tempo para limpar um acidente permite que a urina, ou outras substâncias, sequem ou endureçam e isso torna mais difícil remover odores persistentes”, diz Maria Mooney, especialista em limpeza não tóxica e diretora de marketing da Truly Free Home . “É melhor agir imediatamente, antes de esfregar, e usar um eliminador de odores apropriado.” Uma solução de limpeza comprada em loja ou uma solução de vinagre DIY podem ser eficazes para esfregar manchas e odores desagradáveis.
Esquecer de enxaguar o chão após a limpeza
Se você acha que pular a primeira etapa da limpeza (varrer ou aspirar) é comum, esta é uma culpa ainda maior. Muitas pessoas esquecem de fazer um enxágue final dos pisos. “O enxágue ajuda a remover a solução de limpeza, bem como a sujeira residual”, diz Gagliardi. Para pisos que estão especialmente sujos e exigem muita solução de limpeza para brilhar, um enxágue rápido e final é a chave para remover qualquer sujeira restante, bem como qualquer película pegajosa ou escorregadia deixada pelo próprio limpador.
Não lavar o esfregão
Após limpar o chão, não guarde o esfregão sem limpá-lo. “Se você não limpar adequadamente a cabeça do esfregão, na próxima vez que esfregar, você começará transferindo sujeira e bactérias para a solução de limpeza antes mesmo que a cabeça do esfregão toque o chão”, diz Gagliardi. Isso também é útil se sua casa tiver diferentes tipos de piso e você quiser evitar misturar produtos de limpeza ao lidar com a casa toda.
Remova e limpe a cabeça do esfregão, ou lave com mangueira aqueles que não são removíveis. Para cabeças de esfregão removíveis (incluindo cabeças de esfregão de algodão, poliéster ou microfibra), lave-as na máquina em água quente com detergente. “As cabeças de esfregão que não são removíveis ou não podem ser lavadas devem ser limpas com um pouco de detergente para roupas antes de mergulhar por 6 minutos em uma solução de água sanitária e alvejante feita com 1 xícara de alvejante adicionada a 3 galões de água”, ela acrescenta.
Enxágue bem, com várias trocas de água limpa, antes de deixar a cabeça do esfregão secar ao ar. Os Boyles dizem que isso reduz mofo, bolor e outras bactérias que, de outra forma, cresceriam em uma cabeça de esfregão suja e molhada. Além disso, limpar a cabeça do esfregão e deixá-la secar ao ar livre significa que ela não transferirá manchas ou odores após ser armazenada em um armário de utilidades mal ventilado.
Fonte: RealSimple
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.